O que mudou na forma como socializamos e como aprendemos? Porque é que é importante?
Actualmente vivemos numa sociedade que cada vez mais os computadores e as tecnologias de comunicação fazem parte da nossa vida. Esta evolução tecnológica reflecte-se nas nossas escolas e na forma como a nossa educação, seja formal ou informal, se processa.
Tendo isto presente, as interacções através das redes sociais são cada vez mais utilizadas pelos indivíduos como uma das suas formas de socialização “favorita”. Já não só as crianças que “brincam” nos computadores nem estes são coisas para “pessoas novas” pois cada vez mais os adultos utilizam estas redes sociais no seu dia-a-dia profissional e pessoal.
Segundo Schroeder (2009) tanto os adultos como os jovens utilizam as redes sociais, contudo a idade não é um bom medidor de quem são os utilizadores deste tipo de ferramenta social. Schroeder considera que os adolescentes que utilizam esta ferramenta não são uma amostra representativa da faixa etária dos mesmos, pois possuem certas características e ou necessidades que os restantes adolescentes encontram satisfeitos noutras redes sociais como sejam o Facebook, o Msn, o Hi5, entre outro. Portanto não será então o Twitter a ferramente social de eleição dos adolescentes, porém não deixa de ser uma ferramenta cada vez mais utilizada.
Estas redes sociais, tendo em conta a capacidade de concepção (criar pontes de comunicação), difusão (facilidade com que a informação é expandida) e acção (tudo o que é possível conhecer e aceder aquando a sua utilização), tornam-se meios de aprendizagem e de comunicação privilegiados. Boyd (2009) apresenta como exemplo de uma fonte de aprendizagem o Wikipedia, que cada vez mais os alunos recorrem ao mesmo nas elaborações dos trabalhos escolares e mesmo os professores incentivam a sua consulta.
Esta alteração da forma como aprendemos ou como socializamos é importante pois é uma forma de comunicar e de educar, que requer que desenvolvamos meios de estar em constante mudança e aprendizagem. Não podemos mais ser educadores estanques, como refere Boyd (2009), uma vez que temos que aprender a aprender novas formas de educar a partir daquilo que são estas formas de comunicação mediadas pelo computador/ redes sociais.
Na minha opinião pessoal, enquanto estudante, esta forma de socialização e aprendizagem online e mediada pelo computador, é uma das que mais utilizo. Posso dizer que sou do tempo em que os métodos de estudo e de pesquisa se baseavam nos livros e nos artigos em papel que procurava na biblioteca municipal e que levava tardes a ler para depois resumir e dai elaborar os meus trabalhos, mas actualmente utilizo estas ferramentas cada vez mais. Permitem-me, no conforto do lar, trabalhar e encontrar uma quantidade imensa de materiais de estudo que posso logo instantaneamente seleccionar como pertinente ou não….
Haverá algo mais prático do que isto? Não é esta a maior importância de aprendermos a utilizar estas ferramentas? E com isto não estou a menosprezar aqueles que as utilizam como forma de socializar com amigos ou familiares, eu também o faço, mas para ser sincera gosto mais do velho “cafezinho” ao final da tarde para socializar…
Boyd, D. (Abril de 2009). Living and Learning with Social Media. Obtido a 12 de Janeiro de 2009 de http://www.danah.org/papers/talks/PennState2009.html
Schroeder, S. (Agosto de 2009). Teens Don’t Tweet, Or Do They? Obtido a 12 de Janeiro de http://mashable.com/2009/08/26/teens-dont-tweet-adult/
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